terça-feira, 1 de maio de 2012

Minha tribo sou eu



Outro dia uma senhora que disse gostar muito de mim me perguntou toda alegre: “você é católica, né?!” Eu respondi, sorrindo: “não.” Ainda com esperança, perguntou de novo: “então é espírita?!” Minha resposta, sustentando o sorriso: “não.” Ela, então, começou a rir: “é à-tôa?” Achei graça do trocadilho e: “não tenho religião”. E ela: “não tem problema...”

Embora tenha dito que não tinha problema, no fundo, deve ter ficado desapontada. Muitos ficam. Alguns ficam com pena. Alguns com a esperança de que um dia eu acredite em Deus.

Não importa qual religião eu tenha, o importante é ter alguma. Ou pelo menos acreditar em Deus. Tanto faz o Deus.  Pode ser uma figura paterna, materna, pode ser muitos, pode ser a energia do universo, pode ser o diabo a quatro...

Bom, se não acredito em Deus, então eu sou ateia, né? Posso não acreditar, mas tenho que ter alguma ligação com ele, nem que seja de negação.

Mas como posso negar um conceito tão aberto assim? Se Deus pode ser qualquer coisa, qualquer conceito já formulado ou a ser formulado, como posso negá-lo?

Em relação a determinados conceitos, nego tranquilamente. Assim, sou ateia em relação ao Deus católico, ao evangélico, ao espírita...

Já em relação ao conceito mais amplo - “Deus é uma força superior” – como vou negar? Com tantas e tantas e TANTAS coisas que ignoro da realidade, não tenho condições pra negar algo assim.

Agora, se ser ateia é dizer que Deus é um conceito que não considero na minha visão de mundo, no meu dia-a-dia, então sou ateia. Mas posso ser também agnóstica, ignóstica, o que acharem melhor. Tanto faz. Realmente não sei que diferença vai fazer na minha vida tal categorização...

Bom, categorizar é inerente a nossa mente. Mas essas caixinhas que muitas vezes nos tentam encaixar às vezes incomodam, principalmente quando há ignorância e preconceito. Em relação à religiosidade, não me sinto confortável em caixinha nenhuma e realmente não vejo problema nisso.

Um comentário:

  1. Excelente! Me sinto assim tb!!! Não me sinto a vontade em criticar deus ou qualquer crença, apenas não gosto da hipocrisia que os "crentes" costumam praticar. Quem somos nós para negar algo absolutamente? Sabemos muito menos do universo que supomos existir!

    ResponderExcluir